A I Expedição de caráter arqueológico.

23/07/2013 13:42

Itapira - Vale do Rio do Peixe.

De 27 a 30 de março de 1975.

Em março de 1975, trabalhava na IBM Brasil na cidade de Sumaré - SP.

Estava em discussão em um grupo de amigos, alguns fatos arqueológicos. Assim, interessado no assunto, me envolvi na conversa.

Estava no grupo José Ítalo Silvestrin, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, o qual trabalhava como Suporte Técnico de Processamento de Dados. Tinha 28 anos e era grande amante da Arqueologia. Apesar disso, não tinha tempo disponível para se desenvolver na disciplina.

- Você se interessa por Arqueologia? Me perguntou.

- De tudo aquilo que é mistério. Gosto do desconhecido, gosto de descobrir, gosto de criar.

- Sabe; eu tenho um tio em Itapira que encontrou umas pedras bastante curiosas. Ele as guardou porque são diferentes. Eu não cheguei a vê-las mas tenho certeza que são machados de pedra polida. Se você quiser, posso levá-lo até lá!

Pela descrição eram Neolíticos sem dúvida nenhuma. Hipoteticamente, teriam de 6 a 8 mil anos.

Aquilo interessou-me e procurei partir para o local o quanto antes.

Primeiramente falei com Paulo Lucena, um amigo que operava computador. Já havíamos discutido muito sobre Parapsicologia e tentado até algumas experiências no campo. Apesar de para ele não passar de simples curiosidade, prometeu que me acompanharia. Ele tinha um VW 68 e isso facilitaria a nossa investida visto que eu, na época, não contava com veículo próprio. No entanto, por motivos particulares, teve que desistir da viagem. Quanto a mim, iria de um jeito ou de outro.

No dia seguinte conversei com Edenir de Oliveira, o Ponei, meu amigo particular.

Levantei a hipótese de uma expedição a Itapira a que ele concordou prontamente. A idéia era verificar o material encontrado pelo Sr. Alduino Barricatti e através de um levantamento, iniciarmos pesquisas e possíveis escavações na região. Assim, um final de semana prolongado seria o ideal. Imediatamente liguei para o Ezequiel, pois pretendíamos dar início nos preparativos o quanto antes.